Quais medidas podem ser adotadas para garantir e otimizar a segurança para idosos?

Medidas de segurança para idosos devem ser adotadas no âmbito familiar, pessoal e público.

Esse público é reconhecido como vulnerável quando se fala em perigos como acidentes e criminalidade. Junto com as mulheres e crianças, os idosos fazem parte do grupo considerado mais vulnerável aos perigos do cotidiano urbano.

Mas os riscos que envolvem os idosos são ainda maiores já que além de envolverem aqueles comuns entre as crianças e mulheres envolvem outras questões praticamente exclusivas. São elas: a saúde frágil, o oportunidade que criminosos vêm de aplicar o golpe da previdência e em bancos, as chances de cair na rua e diversos outros.

Pensando na segurança dos idosos em casa algumas medidas podem ser adotadas:

– Pulseira de segurança residencial para idosos
– Adaptações residenciais para prevenir acidentes como nos banheiros, pisos, barras de apoio nas paredes, adaptações na iluminação do ambiente.
– Escadas – O ideal é que não se tenha escadas, mas caso não seja possível corrimão deve ser implementado.

Pensando na segurança do idoso nas ruas:

• Na rua: Na rua esteja atento com bolsas, carteiras e celulares. Quando carregar uma bolsa consigo, mantenha ela próxima ao corpo. Evitar uso de aparelho celular enquanto se desloca, escolher calçados adequados evitando superfícies escorregadias.
• No transporte público: Um importante e imprescindível direito dos idosos é utilizar o transporte público gratuitamente, mas o cuidado nos deslocamentos, subir e descer é fundamental para evitar acidentes, cuidado com seus pertences e não fornecendo informações pessoais em agencias bancárias, ou em praças e estabelecimentos públicos.

Recent Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *